Histórico


Em Ilha Grande, a Assembleia de Deus teve inicio por volta do ano de 1968, com uma congregação localizada onde hoje funciona o Ideal Clube através dos pioneiros Luiz Galeano e sua esposa, Cassiana. Juntamente com esses irmãos, congregava o marinheiro mercante Francisco Justo, o qual aceitou Jesus dentro de um navio na Argentina. Como congregação, recebia suporte da igreja mãe de Parnaíba através do irmão José Neto, que muito contribuiu para o evangelismo em Ilha Grande.
A mensagem era pregada, porém muito criticada e descriminada a ponto de esses irmãos receberem pedradas no rosto. Neste cenário, surge irmã Conceição, que doa seu terreno na Rua da Glória para construção do templo da Assembleia de Deus. A construção foi árdua, onde homens e mulheres trabalharam fazendo tijolos em olarias.
Agora a igreja já possuía muitos membros, como irmão Aldo; Irmão Bernardo e sua esposa, Irmã Joana, que hoje moram no Rio de Janeiro com toda a sua família; Irmão Raimundo Galeano e sua esposa, irmã Lindalva; Irmã Adalgisa e família, a qual viria a ser mais tarde a esposa do irmão Francisco Justo; irmão Neguinho e família; irmã Francisca Galeno e seu esposo, irmão Zequinha Vaz; irmã Francisca Luca e seu esposo, irmão Simplício; irmão João de Lima e sua esposa, irmã Maria; irmã Luíza; irmão Alcides e sua esposa, irmã Santinha; irmã Bernarda, irmã Lourdes e seu esposo,... Entre outros amados e queridos irmãos.
Mesmo a igreja crescendo em meio a tantas adversidades, veio logo a construção da congregação da Assembleia de Deus no Tatus, sob responsabilidade do Irmão Zequinha Conceição, irmão Zé Bispo e irmão Pacheco. Dessa forma, o trabalho nessa localidade prosseguia e prosperava.
Muitos pastores também passaram por aqui, como Felisberto, Expedito Davi, Antônio Lopes, José Ferreira, Antônio Cardoso, Meirelles, Diógenes, Deusimar Fernandes, Oséias Fontes, Pr. Orlanilson Castro e atualmente o Pr. José Carlos. Todos eles realizaram casamentos, apresentações, batismos e celebraram muitos aniversários.
A sede passou por uma reforma não concluída em 2003, sob administração do Pr. Deusimar Fernandes. Com a emancipação da igreja, houve a necessidade de um templo bem maior, partindo da visão de que muitas almas Jesus ainda têm pra salvar em Ilha Grande. O terreno da igreja foi então vendido para a Prefeitura Municipal e comprado outro na Avenida Martins Ribeiro, sob a administração do Pastor Oséias Fonte.
Diante deste cenário a ADIG inaugura um novo  templo, na Av. Martins Ribeiro, 1433 – centro, considerado um dos maiores da região, fruto de muito suor, lutas, contribuições, orações, onde homens de fé incansavelmente trabalharam dia e noite para que hoje estejamos alegres, certos de que nossos objetivos foram alcançados.
Podemos ver que este templo não só dignifica a cidade de Ilha Grande, mas, primeiramente, é a casa do Senhor, a casa de oração... E esta grandeza se justifica num pequeno versículo que diz que DEUS É FIEL; 
Por tudo o que Deus tem feito e pelo que Ele ainda há de fazer, glorificamos ao Senhor Jesus, a razão da nossa existência, Amém! 



Algumas Fotos dos Pioneiros da ADIG


 Primeiros Pastores da ADIG
 

3 comentários:

  1. Ótimo Post! Nosso Deus trabalha na história, a Bíblia é um livro também com aspecto histórico. E com a história do relacionamento do homem com Deus aprendemos muito.
    É primordial resgatarmos a nossa história como povo de Deus.
    Parabéns!!!
    Arlete Nascimento

    ResponderExcluir
  2. porque as esposas dos pastores foram cortadas das fotos?

    ResponderExcluir
  3. porque não tinha mais espaço para colocar! e porque no acervo de fotos não tinha as fotos das esposas. Paz!!!

    ResponderExcluir